Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

OS ENCAPUÇADOS

 No pretérito dia 1 de Dezembro de 2011, em que se comemora o Dia da Restauração da Independência de Portugal do domínio ou governo espanhol, um escriba de meia tigela teve a ousadia de usar o nome de Costa Guimarães como heterónimo, para escrevinhar umas barbaridades, publicadas no jornal “Correio do Minho”. Além do nome, o escrivão, com o curso ainda por acabar (sem ofensa para aqueles que, profissionalmente, verdadeiramente o são) utilizou ainda a fotografia do Costa Guimarães, na página 18 do referido periódico, onde foi publicada uma rubrica denominada “Escrita em Dia”, chamando à minha pessoa “malfeitor ressabiado”. Sendo apanágio de um verdadeiro jornalista a “independência”, este anormal ainda por cima escolheu mal o dia.
Obviamente que estou em querer, que o Costa Guimarães, jornalista e escritor de mão cheia e de elevadas performances, já apresentou queixa contra este energúmeno que, armado em Fernando Pessoa usou o nome (e pior ainda, a foto) deste ilustre jornalista, corajoso e sempre pugnando pela verdade com total retidão e independência. Não esquecendo que o Costa Guimarães foi, durante muitos anos, diretor deste jornal, numa altura em que o jornalismo de investigação de situações e casos mais polémicos foi a imagem de marca do “Correio do Minho”.
Ora, o burro que fez isto – que jornalista não é de certeza, porque os que cumprem a nobre missão de informar, com verdade e rigor, também se preocupam em investigar e indagar situações, factos e especulações antes de produzir a informação ou opinião, deve ter o rabo bem preso e ladra a mando do(s) dono(s). E utilizar um nome tão prestigiado, no âmbito local, nacional e internacional, na esfera jornalística para, alarvemente e encapuçado, escrever tanto disparate junto, quando o Costa Guimarães sabe que as verdades são outras, merecia severa punição.
Pois começo por informar o autor de tal redação (tenho que confessar que se esforçou e até encontrou uma eloquente citação do grande Séneca) que eu sou como o Quim Barreiros e “gosto de mamar, mas é nos peitos da cabritinha”. Enquanto ele deve gostar mais de mamar numa “coisa” parecida com a do Séneca, pois este infelizmente já morreu. E porventura correrá o risco de, se o “governo local” mudar de cor, de nem a “coisa” parecida com a do Séneca ter para mamar.
Então esse ignorante obriga-me a repetir, pela milésima vez, que: SOU PROFESSOR DO ENSINO SECUNDÁRIO DESDE 1982, ECONOMISTA, GESTOR DE EMPRESAS, TÉCNICO OFICIAL DE CONTAS, AUDITOR DE HABITAÇÃO, PERITO JUDICIAL, EX-JOGADOR DE MATRAQUILHOS E… (CHEGA PARA JÁ). QUE QUANDO FUI PARA DIRETOR DA ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA FUI CONVIDADO, ENTREI LÁ EM 1992 E SAÍ EM 1999 AUFERINDO UM SALÁRIO SEMPRE INFERIOR AO DA TABELA PARA DIRETORES DE ESCOLAS PROFISSIONAIS. SAÍ DA ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA PORQUE FUI CONVIDADO (OUVIU BEM SUA BESTA QUADRADA) PARA INSTALAR E POR EM FUNCIONAMENTO A BRAGAHABIT, DE ONDE SAÍ EM 2005, USUFRUINDO EXATAMENTE DAS MESMAS CONDIÇÕES DOS OUTROS ADMINISTRADORES DAS EMPRESAS MUNICIPAIS. EM 2006 FUI CONVIDADO PARA ASSUMIR AS FUNÇÕES DE GESTOR, EM ACUMULAÇÃO COM AS FUNÇÕES DE PROFESSOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO, COMO CONSULTOR (SEM QUALQUER PODER DE DECISÃO QUE CABIA E CABE À CÂMARA MUNICIPAL DE BRAGA) DO BRAGADIGITAL, PROJETO QUE ESTAVA ENCALHADO (vou anexar duas crónicas que escrevi e foram publicadas no Correio do Minho” já que você, sua besta, não lê e não se informa). JÁ ME ESQUECIA DE DIZER QUE RECEBENDO HONORÁRIOS TAMBÉM INFERIORES AOS DA TABELA EM VIGOR. TAMBÉM EM 2006, FUI CONVIDADO PARA INTEGRAR O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO TEATRO CIRCO DE BRAGA, COMO ADMINISTRADOR NÃO EXECUTIVO. EM 2009 FUI DE NOVO CONVIDADO PARA VOLTAR À ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA, DE ONDE SAÍ HÁ POUCOS MESES ATRÁS. PELO MEIO, A CÂMARA DE BRAGA PEDIU-ME PARA A REPRESENTAR COMO ÁRBITRO, NO TRIBUNAL ARBITRAL DO PORTO, NO LITÍGIO COM A GESWATER NO ÂMBITO DA AGERE NUMA AÇÃO DE MUITO DINHEIRO QUE O MUNICÍPIO (OU MELHOR OS CONTRIBUINTES) PODERIA TER DE PAGAR.
A sua letrada verborreia, faz-me recordar, uma singela história, passada em 1992 (há quase 20 anos). Pois, certo dia, um amigo de uma pessoa bem conhecida no círculo governativo local de Braga, que se lembrou de mim para me convidarem para diretor da Escola Profissional de Braga, comentou com ele: “O Paulo é que teve sorte. Está como diretor da EPB.” Pois obteve a seguinte resposta: “ Sorte? O Paulo trabalha que se farta. Não passa as tardes na Brasileira, de perna cruzada, a ver passar a banda”.   
Você, seu encapuçado, armado em jornalista, em vez de passar as tardes no café, é que deveria investigar ou procurar saber porque motivos é que o Bragadigital está de molho, como o bacalhau, desde que o atual Chefe do Projeto assumiu as funções. Se calhar você nem sabe quem, da Câmara de Braga, é desde 2009 o Chefe deste Projeto. Se não sabe, também não lhe digo. Procure saber e informe os seus leitores, se é que os tem. Você, se fosse jornalista, é que deveria procurar saber porque é que o datacenter do Bragadigital não está a ser aproveitado como poderia ser. Tal como a rede de fibra ótica. E deveria procurar saber porque é que o Portal Braga digital, que custou uma pipa de massa ainda não está operacional. E muitas outras questões relativas ao Bragadigital. Eu já fiz a minha parte. Basta ler as duas crónicas, em anexo, publicadas no “Correio do Minho”. Pronto, já sei, você não gosta deste jornal. Mas deveria lê-lo, inclusive e principalmente as crónicas do Costa Guimarães, cujo nome você, abusivamente, utilizou. Você, se é jornalista, é que deveria procurar saber porque é que os Lotes dos CTT não foram entregues à Bragahabit. Eu quando soube escrevi sobre o assunto e até me solidarizai com o João Nogueira e com o Henrique Moura.
Para concluir e por agora, quero dizer que na pia come você seu porco. E pode ficar descansado que não estou à espera de “ser compensado com prebendas mensais pançudas” (mas que lindo e esotérico texto). E quanto a gratidão (e não só) eu é que sou credor.

Olhe, não se esconda debaixo do capuz do Costa Guimarães porque o homem não merece, por tudo aquilo que tem dado a Braga, à região e ao país. Trabalhe mais um bocadinho e informe convenientemente o público.
Por mim estamos conversados e não lhe dou mais confiança.
Estou ansioso por escrever sobre outras coisas. Ou não posso?

Ah, já me esquecia de o informar, que não tenho nenhum familiar a trabalhar na Câmara de Braga ou em qualquer entidade ligada ao Município de Braga, nem nunca pedi favor algum para este efeito ou para outro qualquer.

Afinal, não me quero dar ao trabalho de anexar as crónicas de 9 de Março de 2010 e de 23 de Março de 2010, publicadas no "Correio do Minho". Faça alguma coisa, procure-as e leias-as, seu ignorante mal informado.


   

4 comentários:

  1. Dr. Paulo tem uns testículos maiores do que você próprio. (espero que não seja abusivo da minha parte um comentário destes, se o é peço já desculpa) Deviam haver mais vozes destas neste município e pelo o resto do país fora.

    ResponderEliminar
  2. Foda-se! O gajo que se fez passar pelo Costa Guimarães levou aqui uma enrabadela à maneira.
    E a sangue frio...

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois... Agora é fácil falar.... Quando lá andava não escrevia desta maneira !

    ResponderEliminar
  4. Stt. Anonomo Yrtinta e Oito, explique-sr melhor. O que quer?

    ResponderEliminar