Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

SE EU AINDA FOSSE

As primárias que estão em curso, no Partido Socialista de Braga, para as próximas eleições autárquicas estão a aquecer. E estando ainda distantes da realização dessas eleições parece-me que as coisas vão aquecer até ao rubro. Porque, finalmente, há vozes que pertenciam a um único coro, que estão a desafinar e a transferir-se para um outro grupo coral.
Ora isto era, por demais, previsível de ocorrer, quando o Sr. Engenheiro Mesquita Machado se retirasse, deixando a equipa sem treinador. Aliás, há uns anos para cá, ocorreu no PS de Braga um processo de enquistamento do partido, liderado pelo atual Vice-Presidente, criando um quisto no aparelho composto pelos respetivos boys, obedientes por necessidade e também por conveniência.
Efetivamente, este Sr. Vice-Presidente da Câmara e Coordenador da Secção de Braga do PS, de forma cirúrgica e disfarçada, veio liderando um processo de afastamento de muitos militantes dos órgãos do partido, compondo as listas para esses órgãos com os militantes que lhe convinham. Foi o que ocorreu nas anteriores eleições para a Comissão Política e na composição da última lista para a Assembleia Municipal.
Entretanto, os outros militantes, estavam limitados a participar em 2 ou 3 Assembleias da Secção, realizadas em cada ano, só para justificar que tinham assim oportunidade de intervir no Partido.
Quando aderi ao Partido Socialista, há cerca de 20 anos atrás, fi-lo porque ideologicamente era o que mais se aproximava das minhas ideias. Fi-lo também porque o Partido Socialista de então, pelo menos na Secção de Braga, estava organizado em Comissões de Trabalho e Estudo, onde se discutia política e ideias de forma aberta, estando o PS no Governo ou na oposição a nível nacional. Com o passar dos anos, tudo isto se foi esbatendo acompanhando o processo global de relegação das ideias políticas para segundo plano, em detrimento dos jogos de interesses no campo económico e dos negócios.
Por isto se foi instalando em mim uma profunda desilusão com a política e com os seus agentes mais diretos, que ocupavam os cargos de poder.
Até que há cerca de 2 anos atrás ao ser confrontado, não pessoalmente mas pelo telefone, com determinadas afirmações e com uma postura arrogante do “Chefe” da Secção de Braga do PS, decidi por fim à minha ligação ao Partido Socialista.
O que fiz foi escrever uma carta de duas páginas, dirigida ao Sr. José Sócrates, na qual exprimi a minha opinião sobre o que se estava a passar na Secção de Braga e as razões do meu abandono. A esta carta anexei o cartão de militante. Como única resposta que obtive, foi uma singela notificação de que a minha desfiliação do PS estava consumada.
Chegados a este ponto, se eu ainda fosse militante do Partido Socialista e tivesse oportunidade de contribuir para a escolha do próximo Presidente da Comissão Política da Secção de Braga, não apoiaria o Sr. Vítor Sousa. Por muitas e variadas razões, nenhuma de cariz pessoal porque eu não misturo nem confundo os contextos.
Se eu ainda fosse militante do Partido Socialista, não apoiaria o Vítor Sousa porque ele está completamente amarrado a interesses em que não prevalece o interesse público e coletivo. Porque ele não é capaz de colocar a competência e a capacidade acima dos favores que terá que fazer para compensar quem o vai apoiar. Porque ele não tem uma única ideia (pelo menos ainda não se expressou) sobre o que deverá ser o futuro de Braga e sobre uma governação que privilegie a qualidade de vida das pessoas em detrimento de mais do mesmo a que estamos habituados – obras, construção e betão. Porque ele não tem capacidade para constituir e liderar uma equipa de pessoas competentes, que pensem pela própria cabeça e que tenham ideias a consubstanciar em projetos de intervenção que beneficiem a população em geral e não este ou aquele em particular. Porque ele não teve ainda a coragem de se assumir, caso ganhe as “primárias” no PS, como candidato nas próximas autárquicas. Porque ele quer controlar tudo e estar em todo o lado e isso é de todo impossível, até para a pessoa mais competente do mundo. Porque ele não sabe distinguir o patamar político-partidário do patamar do bem coletivo e da governação que prossiga o interesse público.

Em suma, se eu ainda fosse militante do Partido Socialista, não votaria no Senhor Vítor Sousa, nas “primárias” do PS, porque ele não tem vontade e muito menos capacidade para se adaptar a um novo paradigma de governação, que os tempos atuais exigem, em que os escassos recursos disponíveis têm que ser utilizados e geridos, sem esbanjamentos em coisas supérfluas mas sim em prol do efetivo bem-estar das pessoas, no que para elas é essencial.

1 comentário:

  1. Sr. Paulo Sousa, " Porque, finalmente, há vozes que pertenciam a um único coro", na realidade sempre ouve vozes discordantes, o problema é que nunca houve democracia interna dentro da nossa secção, os militantes tinham medo de falar, e os que falavam, eram vitimas de ameaças e opressão! Felicito a sua intrevenção neste blog, a verdade tem de ser dita, e o Sr. (que agora se diz Dr.) Vitor Sousa era a pior coisa que podiamos ter dentro do PS e pior ainda na Camara Municipal, vamos esperar que os militantes do PS não se iludam com peças de teatro montadas por interesses que não são os valores Socialistas.

    ResponderEliminar