Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

RAZÕES PARA NÃO VOTAR EM VÍTOR SOUSA – Parte 2

Prosseguindo com a prosa de ontem:

4- A candidatura de Vítor Sousa apresenta como prioridades, aliás bem patentes nos cartazes espalhados pelo  Concelho, a educação, o emprego, o desporto e o apoio social. Mas isto não é o que sido sempre apregoado em eleições anteriores? E haverá algum candidato que não o faça? Apregoar desta forma genérica é muito fácil? Mas que medidas e ações concretas irão ser desenvolvidas em todas estas áreas? Mudar umas lâmpadas em algumas escolas ou criar mais um gabinete (sempre se garantem alguns lugares para uns boys) para dar apoio moral aos jovens à procura de 1º emprego e aos desempregados? Que incentivos ou apoios concretos irão ser concedidos às empresas, pois são estas que poderão criar algum emprego? Apoiar de forma equitativa e justa todas as instituições desportivas? Tudo isto com o rigor e a justiça que têm sido tão propalados?
Pois eu não acredito que se Vítor Sousa vencesse as eleições promovesse o desenvolvimento, nestas e em todas as vertentes, redistribuindo apoios que se concentram em algumas entidades por um maior número de instituições, por forma a prosseguir com um desenvolvimento equilibrado e justo. Para isso seria preciso ter coragem, mas também vontade, para  apoiar e premiar as atividades comprovadamente meritórias e não aquelas que estão acomodadas, por terem como garantido os apoios, só porque é tradição que assim seja.

5- À primeira vista pode parecer que Vítor Sousa iria promover novas políticas, mais adequadas e exigidas pelo contexto socioeconómico atualmente vigente. E que para isso disporá de uma equipa amplamente renovada, na vereação e nas empresas municipais, que traria uma outra dinâmica e participação, com novas ideias e projetos e com mais competência.

Contudo, atentemos no seguinte, começando pela equipa para a vereação:

  • · Hugo Pires já transita da vereação anterior. Parece-me que fez trabalho algo meritório no âmbito do pelouro da juventude ;
  • ·   Palmira Maciel na educação e desporto. há já alguns anos. Não se lhe conheceu, até agora, qualquer ideia ou proposta para melhorar  estes dois setores fundamentais, sobretudo para as crianças e jovens.  Limitou-se a "executar o que o Senhor Presidente mandava", durante todo o tempo em que ocupou o lugar. Bem como no que respeita ao apoio social, fundamental para as famílias carenciadas e idosos.


   Passemos aos lugares nas administrações das empresas municipais (setor empresarial local) no que respeita aos ex-vereadores e aos atuais elementos, na tradição do Presidente Mesquita Machado:

  • ·   TUB - retorno previsto da ex-vereadora Ana Paula Morais, que figura nos primeiros lugares da lista para a Assembleia Municipal, ao cargo de gestora pública a tempo inteiro;


  • ·  PEB (Parque de Exposições de Braga) - possibilidade forte de ingresso de Ilda Carneiro, que figura nos primeiros lugares da lista para a Assembleia Municipal, na administração desta empresa, como gestora pública a tempo inteiro;


  • ·  Teatro Circo de Braga - possibilidade forte de ingresso de Ilda Carneiro, na administração como gestora pública a tempo inteiro, como opção ao PEB;


  • ·   BRAGAHABIT - continuidade de João Nogueira e Henrique Moura como gestores públicos a tempo inteiro;


  • ·  AGERE - continuidade de Nuno Alpoim, que figura nos primeiros lugares da lista para a Assembleia Municipal, como administrador/gestor.


Como é evidente, não é necessário dizer mais nada no que respeita à renovação.
Apenas que todos eles têm largos anos de meritória experiência, como vereadores, nos mandatos do Presidente Mesquita Machado.
E não estou a ver que algo de muito diferente, do que é aqui perspetivado,  pudesse acontecer caso Vítor Sousa chegue a Presidente do Município de Braga atendendo à participação, na lista para a Assembleia Municipal ,de algumas destas pessoas.
É que a "lealdade" tem o seu "preço".

6- Já por falar em lealdade,  não esquecer o que se passou entre Vítor Sousa e António Braga. Este último depositou as chaves do aparelho partidário nas mão do primeiro, que até determinada altura as guardou muito bem (com a ajuda de alguns outros)  até com denodada fidelidade e mesmo promovendo acrescidos apoios ao Deputado e ex-Secretário de Estado contra outros potenciais líderes do aparelho.
No entanto Vítor Sousa veio a investir-se, a partir de certa altura, de uma legítima ambição de vir a ser Presidente do Município de Braga e, como recentemente anunciou, só está disponível para contribuir para o desenvolvimento de Braga, enquanto Presidente.
Pois eu acho muito bem. Os eleitores que nele votarem, que arranjem outro para estar na oposição, porque ele nesse papel não tem nenhuma experiência, nem quer vir a ter.

Esta é, espantosamente, uma nova visão sobre a democracia - a oposição não faz falta!? Só estorva!?

Mas como Ricardo Rio já tem larga experiência no papel de líder da oposição, aliás sem desistir, nunca diminuindo o papel importante que ela representa num regime democrático, merece agora a nossa confiança para experimentar a função de líder da governação do Concelho de Braga e trazer a esta uma lufada de ar fresco.
Não de pode avaliar o desempenho de uma pessoa, em determinada função, com base em conjeturas  do tipo "ele não é capaz ou não vai conseguir", sem que a pessoa exerça essa função.


Sendo que ao fim de um período de 4 anos se poderá fazer uma avaliação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário