Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

AFINAL AINDA HÁ CENSURA...EM BRAGA

Cada dia que passa é um campo fértil para surpresas. Ou nem tanto. Pelo menos no que respeita à sua dimensão ou intensidade.
Pois ontem à noite, dei por mim a assistir atentamente, no canal TVI 24, a um programa moderado por Judite de Sousa, com a participação de Medina Carreira e Paulo Morais, abordando o tema "Corrupção".
Confesso que ainda estou  assarapantado com muito daquilo que ouvi.
Mas isso vou deixar para crónica seguinte que esta é para abordar outro assunto.

Ora há cerca de 2 anos fui convidado, pela Administração do jornal "Correio do Minho", a escrever quinzenalmente uma crónica, publicada às 3ªs feiras. Redigi, se a memória não me falha, 33 crónicas, mas posso confirmá-lo porque as tenho todas guardadas, além de outras pessoas e amigos.
Como cronista que era do "Correio do Minho", constava a minha foto associada a todos os textos publicados, na secção destinada a todos os cronistas no sítio eletrónico do jornal :  http://www.correiodominho.com/cronicas.php?cronistas=true 

Há 2 ou 3 dias atrás este sítio da internet ainda mantinha "armazenadas" as minhas crónicas associadas à minha foto, tal como as dos outroa cronistas.
Hoje, ao consultar o sítio, descobri que foram retiradas. É caso para dizer: não acredito em coincidências mas que as há, há. Já sei que o Armindo Veloso vai dizer que como já não sou cronista, não se justificava manter lá as crónicas. Mas então porque é que não o fizeram logo em Junho e esperaram tantos meses para isso ?
Não quero acreditar, caro Armindo, que o Double M e sus muchachos te tenham obrigado a isto, depois de este blog começar a aparecer. Porque se assim foi, temos a confirmação das suspeitas de que há censura em Braga, no "Correio do Minho". Se assim foi e eu acho que é apenas coincidência, seria resultado de uma das birrinhas habituais que, até me dão vontade de rir. Faz-me lembrar um episódio passado há uns anos atrás, quando alguém foi fazer queixinhas de que uma empresa, a quem foi entregue um trabalho até de pouco valor, era de Barcelos. Porque se devia dar preferência a uma ( talvez certa)empresa de Braga. Só que a empresa era de Braga, apesar de pouco conhecida mas o bufo (teria sido o ALF C ?) estava mal informado e consequentemente informou mal o chefe. E não é que este teimava e teimava em que a empresa era de Barcelos, não querendo sequer ler, a morada da sede social que lhe foi colocada à frente do nariz.
 Já agora, ficam a saber que não sou cronista de outros jornais porque não tenho muito tempo para isso e também porque não estou para me sujeitar a qualquer tipo de pressão (a que muita gente tem medo de chamar censura).

Obviamente que esta questão da censura e dos seus motivos entronca no tema que irei abordar numa próxima crónica.

E não pensem que fiquei chateado com o que o "Correio do Minho" fez. Pelo contrário, a previsibilade do ato é tão certa que até me divirto com isto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário